Déjù vu

Sabem... a velha história se repete. É, meus caros amigos, se repete!
Pensem vocês o que quizerem. Mas a vida é como Déjù vu. Sim, as coisas se repetem confusamente.

Ah, pára...não sabe o que é um déjù vu? Palavra francesa (lê-se DEJAVÚ)que segundo versão do - http://skepdic.com/brazil/dejavu.html seria:
"Déjà vu é usualmente pensado como uma impressão de já ter visto ou experimentado algo antes, que aparentemente está a ser experimentado pela primeira vez. Se assumimos que a experiência é na verdade uma recordação, então o déjà vu ocorre provavelmente porque uma experiência original não foi completamente codificada. Nesse caso parece provável que a situação presente dispare a recordação de um fragmento do passado que se baseia numa experiência real mas de que temos apenas uma memória vaga. A experiência pode ser perturbadora, principalmente se a memória está tão fragmentada que não há conexões fortes entre esse fragmento e outras memórias ou nenhuma conexão consciente pode ser feita entre a situação atual e a memória implicita. Bom, a sensação de já ter estado lá é muitas vezes devida ao facto de já lá ter estado, mas ter esquecido a experiência original porque não prestou atenção na experiência original. A experiência original pode ter ocorrido apenas alguns minutos ou segundos antes. Por outro lado, a experiência de déjà vu pode ser devida a ter visto imagens ou ouvido relatos vivos muitos anos antes, como no caso de Virginia Tighe. Essas experiências podem ser parte de uma fraca recordação de infância, erradamente acreditada como tendo ocorrido numa vida passada só porque "sabe" que não ocorreu nesta vida.

Finalmente, é possivel que a sensação que tem seja disparada por ação neuroquimica no cérebro que não está ligada a nenhuma experiência do passado. Sente-se estranho e associa a sensação com já ter experimentado isso antes, mesmo se a experiência é completamente nova. Ou seja, déjà vu pode não envolver um falso reconhecimento de algo que que já se viu antes."


Ufa! É isso ai, mesmo sendo falso, é uma sensação de poder estranhamente maravilhsa porque parece nos remeter a um pseudo-passado saboroso em que temos total e pleno poder como se já soubéssemos antes o que vai acontecer ali. Nos tornamos videntes poderosos. Mas claro, nada disso existe. Mas tá valendo! Nossa mente nos engana até nisso! Que coisa, não!?